Dia 20 de agosto de 2023, a seleção espanhola sagrou-se campeã do Campeonato do Mundo de futebol feminino. Contudo, a vitória ficou marcada pelo momento em que Luis Rubiales beijou Jenni Hermoso na boca.
Quando a seleção espanhola subiu ao palanque do Estádio da Austrália, em Sidney, para receber a medalha de campeã do mundo, Luis Rubiales, Presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), abraçou a avançada Jenni Hermoso e deu-lhe um beijo na boca. Momento esse que rapidamente viralizou nas redes sociais.
Instantes depois, Luis Rubiales reagiu às críticas, afirmando, em declarações à Marca, que “idiotas há em toda a parte. Quando duas pessoas têm uma demonstração de carinho sem importância, não podemos fazer caso a essas idiotices. Somos campeões e é com isso que fico”.
O ex-presidente da RFEF declarou ainda, durante a Assembleia Geral do organismo, que o beijo “foi espontâneo, mútuo, eufórico e consentido. Esta jogadora tinha falhado um penálti e eu tenho uma grande relação com todas as jogadoras, fomos uma família durante mais de um mês e tivemos momentos carinhosos durante toda a concentração”.
Presidente da Federação Inglesa de Futebol acusa Luis Rubiales de ter beijado “forçosamente” Jenni Hermoso
Após a FIFA ter publicado as razões que levaram a proibir o antigo presidente da Real Federação Espanhola de Futebol de “todas as atividades relacionadas com o futebol” durante três anos, a presidente da Federação Inglesa de Futebol (FA), Debbie Hewitt, acusou Luis Rubiales de ter tocado indevidamente nas jogadoras inglesas.
O Comité disciplinar da FIFA salientou que chegou a ponderar “sanções mais severas”, dadas “a seriedade e a gravidade dos incidentes em causa, bem como o profundo impacto negativo que as ações do arguido tiveram na imagem da FIFA, do futebol feminino e do desporto feminino em geral”.
Segundo a FIFA, Hewitt afirmou que Rubiales “tocou e acariciou o rosto da jogadora inglesa Laura Coombs, e, em seguida, aparentemente beijou com força o rosto da jogadora inglesa Lucy Bronze”. A presidente da FA acrescentou ainda que se sentiu “profundamente desconfortável e embaraçada” com a forma de Rubiales cumprimentar as jogadoras espanholas e que este beijou a jogadora espanhola Jennifer Hermoso “total e forçosamente na boca”, o que a deixou “ligeiramente chocada”.
Rubiales está a ser investigado por “crimes de agressão sexual e coerção”, num processo levado a cabo pelo Ministério Público espanhol. Em novembro, Rubiales foi a tribunal e, segundo o Ministério Público espanhol, respondeu às perguntas do juiz, de todas as partes envolvidas, negando as acusações.
Sobre estar proibido de exercer qualquer função no futebol, o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol disse, nas suas redes sociais, que ia recorrer à decisão tomada pela FIFA “para que a justiça seja feita e a verdade apareça”.
Jenni Hermoso afirma que o beijo não foi consentido
Depois de Luis Rubiales ter recusado demitir-se, Jenni Hermoso, dia 25 de agosto, emitiu um comunicado para destacar a sua posição, afirmando que “em momento algum consenti o beijo que me deu e em caso algum procurei levantar o presidente. Não tolero que se ponha em dúvida a minha palavra e muito menos que se inventem palavras que nunca disse”. A jogadora acrescentou ainda que se sentiu “vulnerável” e “vítima de uma agressão”.
Face ao ocorrido, as jogadoras da seleção espanhola demonstraram, no comunicado, apoio a Hermoso, pedindo uma “mudança real” no desporto e nas suas estruturas, condenando “os comportamentos que atentam contra a dignidade das mulheres”. Foram mais de 50 futebolistas que assinaram o comunicado emitido através do sindicato e, além disso, algumas anunciaram que se recusavam a envergar a camisola da seleção espanhola enquanto Rubiales se mantivesse no cargo.
Mais recentemente, a 2 de janeiro de 2024, Hermoso disse, em tribunal, ter sido beijada sem consentimento e pressionada para ilibar publicamente Luis Rubiales.
Após a audiência, o Tribunal Nacional espanhol revelou, em comunicado, o que foi dito: “Uma vez concluída a declaração da sra. Jennifer Hermoso, ela ratificou a declaração prestada no Ministério Público. O beijo foi inesperado e em nenhum momento consensual. Posteriormente a este acontecimento, a situação vivida pela vítima, tanto no voo de regresso a Espanha como durante a sua estadia em Ibiza, pelo que foi possível apurar em processo de investigação, foi de assédio constante que alterou a sua vida normal, produzindo uma situação de inquietação e tristeza”.
コメント